quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dicas para montar e aproveitar uma aula num centro histórico

1. Prepare o passeio: A fase de preparação é, talvez, a mais importante, pois é a que envolve todas as expectativas da criança. Procure informações na internet, em mapas, em livros (temos aí uma boa oportunidade para visitar uma biblioteca também!).

2. Busque referências: Se você vai visitar o centro histórico da sua cidade, uma etapa importante é buscar as histórias das pessoas que viviam lá. Onde moravam? Onde trabalhavam? Como era o seu estilo de vida? Que meio de transporte utilizavam? Busque respostas para essas perguntas em jornais antigos, documentos e, claro, conversas com os moradores. Levar a criança para bater um papo com um morador antigo do bairro antes ou depois do passeio pode ser muito interessante. Assim, ela poderá fazer as próprias perguntas e sanar as suas curiosidades.

3. Documente tudo: é importante que você e os alunos documentem tudo juntos - desde o planejamento até as conclusões a que chegaram depois da visita. Antes: vocês podem organizar um diário, com os lugares que vão visitar e anotações do que já sabem sobre eles. Durante: é hora de tirar fotos e anotar o que encontrarem de interessante - desde a data de construção de um prédio antigo até a explicação ao lado de um quadro num museu. Depois: vem a parte da organização. É hora de selecionar as melhores fotos, imprimi-las e montar um álbum ou cartazes com legendas, para que a turma nunca esqueça o que viu. E é bom lembrar: o ato de documentar, além de deixar uma boa lembrança do passeio, incentiva a criança a praticar a escrita.

4. Caminhe: O melhor jeito de conhecer um centro histórico é caminhando. Nada de carros ou ônibus. Andar a pé, observando a arquitetura e as construções antigas, proporciona uma vivência muito mais interessante do que entrar e sair correndo de museus e centros culturais.

5. Faça perguntas: Num passeio num centro histórico, os adultos têm o papel de incentivar a reflexão entre as crianças. Diante de um prédio antigo, pergunte o que elas acham dele, se acham bonito ou feio. Ao observar a estátua de alguém, pergunte se elas sabem quem foi essa pessoa e se elas acham que a pessoa realmente merece um monumento. Ao andar por uma rua de paralelepípedos, faça-as observar como era o calçamento de antigamente. É importante, enfim, fazer que elas reflitam sobre o que estão vendo, para que, assim, possam entender também a cidade em que vivem. Lembre-se, no entanto, de adaptar esse momento de reflexão para a idade das crianças ou dos adolescentes. Diante de uma estátua, por exemplo, é possível agir de duas maneiras: com os menores, peça que eles identifiquem os elementos presentes na mesma; com os mais velhos, uma abordagem possível é falar sobre a época em que viveu a pessoa retratada.

6. Siga os interesses dos alunos: Lembre-se sempre que o passeio é um momento de lazer e aprendizagem para os seus alunos. Peça a opinião deles e tente priorizar atividades do seu interesse. Tudo bem que há um museu histórico muito interessante justamente onde vocês estão, mas os seus alunos não param de falar que querem ver uma estátua numa praça que está a um quilômetro de distância? Siga a vontade deles. A criança e o adulto não entendem a História da mesma maneira. É importante descobrir quais são os interesses da criança.

7. Compare o passado e o presente: Uma cidade é do jeito que é por causa de seu passado, de sua história. O Centro de Natal tem casarões suntuosos, por exemplo, porque já foi a parte mais rica da cidade. Hoje, no entanto, é uma área um pouco degradada. Por quê? Para onde foram as pessoas ricas que ali moravam? Como foi esse processo de degradação? Por meio de fotos, que podem ser encontradas na internet ou em bibliotecas, é possível ver a cidade em períodos diferentes e fazer essa comparação. Mas é importante não idealizar e achar que o passado era como em algumas novelas das seis. Também havia pobreza e conflitos sociais.

8. Prove comidas típicas: É claro que um passeio como esse - em que o ideal é andar a pé - é bastante cansativo e vocês vão precisar fazer uma pausa com as crianças. Se possível, faça isso quando bater a fome e aproveite para comer algo típico e, assim, continuar falando de História com seus alunos. É importante falar das ideias, da culinária, da cultura do povo. Toda cidade ou região tem uma comida que faz parte da sua história. Aproveite para prová-la nesse passeio histórico com o seus alunos! 

Postagem de Thaís Maranhão (thaís.fly74@yahoo.com.br)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:
REVISTA EDUCAR PARA CRESCER
REVISTA NOVA ESCOLA

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