quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Filme na sala de aula: "300"


Para assistir ao filme clique AQUI

      

Este filme trabalha a Grécia Antiga por volta do séc. V, quando das guerras Médicas entre a Grécia e o Império Persa. O Império Persa estava em plena expansão e pretendia expandir seus domínios através da conquista da Hélade (território continental grego). Numericamente, os Persas tinham grandes vantagens, o que levou os gregos a adotarem estratégias sofisticadas de combate. A trama gira em torno da batalha de "thermophylae", que é exemplo de uma dessas estratégias que permite com um pequeno número de guerreiros, através da formação de combate hoplítica, lutar contra um número bem superior.
O filme "300" é uma ótima oportunidade de trabalhar a História Antiga em sala de aula, mais especificamente a Grécia. É possível observar o sistema de polis em que a Grécia se dividia, a organização política da época, a educação, e outros aspectos sociais relevantes do contexto histórico.
 É aconselhável trabalhar o filme no ensino médio devido ao peso das cenas.  E algumas dessas cenas podem ser cortadas pelo professor, se necessário.
Para os alunos, o importante é que eles tentem compreender a sociedade Grega antiga ao mesmo tempo em que fazem comparações com a sociedade atual. Os professores devem passar a ideia de filme como representação, e fazer com que os valores que foram construídos no filme também possam ser desconstruídos e problematizados. a exemplo das noções de "bom e mal" "vilão e héroi" "o exemplo de homem e caricatura monstruosa". É interessante notar o que esta alem da tela, analisar todo o processo e contexto de produção áudio-visual, já que muitas vezes um filme, ou documentário informa muito mais da época em que foi produzido, do que da época que procura retratar.
As resenhas e fichamentos são sempre bem vindos nesse nível de ensino, mas pode-se sugerir trabalhos mais dinâmicos.
propostas de atividade: 1) A Grécia antiga era muito heterogênea e as expressões desta alteridade se encontram nas diversas polis, e Deuses. Então que tal fazermos grupos de pesquisa sobre a mitologia grega, que é sempre muito atrativa para o publico infanto juvenil. 
passo a passo: divida a turma em vários grupos e distribua para cada um a incubencia de pesquisar sobre um deus grego, sobre sua importância e influencia na Grécia antiga. o professor pode complementar as apresentações falando sobre o papel do sagrado na sociedade grega.
 2) outra experiencia proveitosa se relaciona com a educação, o filme mostra que a educação espartana era voltada para a formação do guerreiro, e o próprio Leônidas chama os atenienses de filósofos revelando que a educação podia variar de foco dependendo da polis. que tal se a educação hoje tivesse um direcionamento especifico.
passo a passo: reúna sua turma e pergunte aos alunos como eles queriam que fosse a educação? para que eles queriam ser preparados? como guerreiros, como filósofos, como médicos, historiadores, ou engenheiros? e tentem apontar as possíveis consequências de uma educação especializada hoje, relacionando com as consequências na Grécia antiga.

Espero que gostem do post, e desde já desejo sucesso. Boa Aula.

Postagem de Emídio de Medeiros (emidio.medeiros@hotmail.com)

Fonte: http://tudo-em-cima.blogspot.com.br/2007/04/filme-300.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário