quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O gato na mentalidade popular da Idade Moderna



          Desde o Antigo Egito, a relação entre humanos e gatos tem características singulares. Até à Idade Média, os gatos eram muito valorizados por nós e ocupavam um papel quase que divino na sociedade. Mas, depois disso, a figura do gato começou a ser associada a outros aspectos, como bruxaria e ocultismo. É na Europa Moderna, que encontramos uma forte cultura popular acerca do bichano.
           Nas festas populares, como o carnaval e São João, os gatos eram usados nas brincadeiras, onde entre uma cantoria e outra tinham seus pelos arrancados ou eram jogados em fogueiras junto com outros objetos "mágicos".
          Se um gato preto pela vizinhança tivesse sua perna quebrada e no outro dia alguma mulher aparecesse também em tal condição, ela era uma feiticeira que tinha o poder de se transformar no bichano. Alguém sentia dores, como por exemplo, cólicas? O remédio comum era misturar excremento de gato ao vinho e tomar!
          Por si só, o gato já era chamariz de azar: se entrasse em alguma padaria na hora em que se estava fazendo pães, eles poderiam murchar. Caso alguém quisesse proteger sua casa, era necessário emparedar nela um gato vivo.

          Talvez nossa reação hoje ao olharmos para tais fatos seja de horror e repúdio. Alguns até perguntariam porque o Greenpeace não fora chamado.
            Acontece que a mentalidade dos homens modernos era diferente da nossa. Sua cultura popular tinha características próprias, e para entendermos a História nesse período também precisamos entender como era a vida e o pensamento nessa época específica.
        De qualquer forma, saber mais sobre gatos nunca é demais, afinal, os bichanos sempre despertam a nossa curiosidade. Quem nunca se perguntou o que há por trás daqueles olhos tão sagazes?


Dica para o professor:

1. Experimente inserir essa curiosidade no início do conteúdo de História Moderna.
2. Você pode destacar a diferença de mentalidade nos homens durante o decorrer da História, fazendo um jogo de comparação: Como eram vistos os gatos antes e como os vemos agora? Peça para seus alunos pesquisarem a respeito do animal no Antigo Egito, Idade Média e Moderna. Depois, peça para que eles escrevam suas próprias opiniões e de pessoas próximas sobre os gatos.
3. Se você trabalha com crianças, que tal usar desenhos? Recolha imagens sobre como os gatos eram vistos na História e depois peça para seus alunos desenharem seus próprios gatinhos. Destaque no final, a importância de cuidarmos bem dos animais.

Postagem de Glaucia Dias (glaudiaz@hotmail.com)


Referências Bibliográficas:

DARNTON, Robert. O Grande Massacre de Gatos: e outros episódios da história cultural francesa. – São Paulo: Graal, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário