quinta-feira, 6 de novembro de 2014

História local e o ensino da História

Possibilidades de trabalho com a história local

- O trabalho com a história local pode produzir a inserção do aluno na comunidade da qual faz parte, criar a historicidade e a identidade dele.
- O estudo com a história local ajuda a gerar atitudes investigativas criadas com base no cotidiano do aluno, além de ajudá-lo a refletir acerca do sentido da realidade social.
- Como estratégia pedagógica, as atividades com a história local ajudam o aluno na análise dos diferentes níveis de realidade: econômico, político, social e cultural.
- O trabalho com espaços menores facilita o estabelecimento de continuidades e diferenças com as evidências de mudanças, conflitos e permanências.
- O trabalho com a história local pode ser instrumento idôneo para a construção de uma história mais plural, menos homogênea, que não ignore a multiplicidade dos elementos que constituem a História.


Sugestões para o trabalho com a história local

No âmbito da História Local sugerimos o trabalho com edifícios históricos, monumentos e/ou estatuária e com a toponímia.

Segue abaixo algumas indicações.

Edifícios históricos – No trabalho com os edifícios históricos deve levar em atenção o nome, localização, data de construção, bem como o nome das pessoas e/ou empresas envolvidas na construção, as causas da construção, função do edifício e estilo. Deve atentar  a uma descrição de detalhes relativos à construção, como vitrais, inscrições e ornamentos e à relação do edifício com a história local, nacional e universal.

Monumentos e/ou estatuária - No âmbito do trabalho com monumentos e estatuária, deve atentar nos personagens ou fatos representados no monumento, bem como no tipo de monumento, não descurando as características materiais simbólicas, localização, data, nome do criador e as razões da construção. Além disso, estabeleça a relação do edifício com a história local, nacional e universal.  

Toponímia – Faça um inventário e classificação dos topônimos, como os relativos ao cotidiano da cidade, figuras ou personagens da vida da cidade ou da história em geral, relacionados a acontecimentos relevantes ou atividades locais. Pesquise sobre a evolução dos topônimos (como eram no passado e como são no presente).

Postagem de Thaís Maranhão (thais.fly74@yahoo.com.br)



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário