sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O patrimônio histórico e o ensino da história

Investigação sobre os monumentos, estatuária e toponímia

A pesquisa sobre os diferentes monumentos, a estatuária e a toponímia local, em todos os anos da escola fundamental e de ensino médio, pode contribuir para melhor conscientização do valor do patrimônio histórico, bem como enriquecer o conteúdo trabalhado em sala de aula.


Atividade sugerida

            Com o seu grupo de sala de aula, organize um estudo sobre algum monumento, alguma estatuária ou toponímia de sua localidade, seguindo esses passos:

1. Pesquise e escolha um edifício histórico, um monumento e uma rua ou praça de sua localidade para realizar um estudo sobre o patrimônio escolhido.

2. Organize uma visita de estudo ao monumento escolhido, não se esquecendo de:

a) Prepare um roteiro para a visita.
b) Organize uma ficha de trabalho.
c) Selecione material a respeito do local.
d) Se possível, leve uma máquina fotográfica para fotografar o monumento e um gravador para entrevistar algumas pessoas.

3. Prepare uma forma de apresentação final do trabalho realizado pelo grupo. Pode ser um relatório, um cartaz ou uma apresentação oral em sala de aula.

Postagem de Thaís Maranhão (thais.fly74@yahoo.com.br)



Referências bibliográficas


SCHMIDT, Maria Auxiliadora. CAINELLI, Marlene. Ensinar História. SP: Scipione, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário