Os jogos
são um importante recurso didático no ensino de História, pois permitem
trabalhar os conteúdos, mobilizar e gerar conhecimentos tanto nos alunos quanto
nos professores por meio da pesquisa. Os jogos se interligam com a pesquisa,
pois sua construção passa por diversos passos que são projetados por
professores e alunos, mas tendo sempre o professor como mediador das
atividades.
“O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos
e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente
consentidas, mas absolutamente obrigatórias; dotado de um fim em si mesmo,
acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser
diferente da vida cotidiana”.(HUIZINGA, 1971,
p. 33)
Em nosso blog disponibilizamos algumas propostas de
jogos que podem ser aplicadas, e você professor, muita calma nessa história!
Segue abaixo dois exemplos de jogos bem educativos e divertidos: duas trilhas (A Viagem de Cabral e Folclore, Expressão corporal).
Trilha A Viagem de Cabral
Este jogo é direcionado para as séries iniciais do
Ensino Fundamental. Tem por objetivo trabalhar as grandes navegações, mais
especificamente a viagem de Cabral ao Brasil e seu retorno.
Organização da turma
- Formar duplas
Capacidades a serem
trabalhadas
– Fixar a aprendizagem
vivenciando de uma maneira prazerosa a história sobre a viagem de Cabral para o caminho das Índias e sua chegada ao Brasil.
Material
- Tabuleiro com a trilha, 1 dado e os marcadores;
- Uma caixa de sapato, pintada e
colada uma alça para transformá-la em maleta;
- Vários objetos utilizados em
nossa higiene pessoal;
- Cartas com atitudes ou ações
relacionadas ao objeto.
Desenvolvimento
Escolhe quem irá iniciar o
jogo lançando o dado. Começa quem tirar o número maior. Joga o dado e segue as
orientações escritas no tabuleiro. Vence o jogo quem fizer a viagem toda de ida
e volta e chegar primeiro a Portugal.
Trilha Folclore, Expressão cultural
Em mais um jogo para o Ensino
Fundamental temos a possibilidade de trabalhar a diversidade cultural de nosso
país, além de serem trabalhados valores importantes como o respeito à diferença
e o fortalecimento de uma identidade nacional.
Organização da turma
- Organize os alunos em grupos de 2 a 4 participantes
Capacidades a serem trabalhadas
- Permitir que o aluno perceba as diversidades culturais
que existem de um lugar para o outro.
Material
- Tabuleiro com a trilha
- 1 dado e os marcadores para cada participante
Desenvolvimento
Joga o dado, quem tirar o número
maior começa o jogo. Dá inicio fazendo o lançamento do dado para saber quantas
casas deve avançar. Ao chegar a uma casa, deve ler em voz alta a explicação que está ali e avançar mais ou
voltar, conforme o que estiver escrito. Ganha quem atingir o ponto de chegada primeiro.
Em breve volto com mais jogos. Bom trabalho!
Postagem de Marcos Medeiros (marcos07medeiros@hotmail.com.br)
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