terça-feira, 18 de novembro de 2014

Hildegard von Bigen, uma "doutora da Igreja" medieval.

Hildegard von Bingen por Morgan Ungerott

Você sabia que na História da Igreja, somente quatro mulheres possuem o título de Doutoras da Igreja? Entre elas, a mais recente recebedora da honraria é a abadessa de Rupertsberg, Hildegard von Bigen, nascida em 1098 d.C.

Sua notoriedade se deu principalmente por suas habilidades e publicações na medicina e botânica, descrevendo e classificando patologias e remédios, sempre relacionando as partes do corpo ao espírito, e utilizando alegorias para relacionar os órgãos, como por exemplo associar o movimento do espírito humano ao cérebro.
Apesar de seus diagnósticos médicos restringirem-se ao parâmetros medievais, Hildergard destaca-se por sua visão global do homem: ela enfatizava não só a importância de tratar a doença, mas defendia uma mudança no estilo de vida tanto para erradicá-la como para prevenir futuros males.

Mesmo sem ter título de médica, Hildegard von Bigen era uma curandeira notável, e sem dúvida suas contribuições foram importantes não só para a Igreja como para o estudo da história e da medicina nos tempos medievais. 
Além disso, ela é tida como representante do feminismo católico no início do primeiro milênio, por dar liberdade às monjas de seus mosteiros, que exerciam atividades de composição, estudo das ciências naturais e escrita.




Dicas para o professor:
1. Nas classes do ensino médio, você pode trazer outras personalidades femininas de destaque na Idade média. Pegue o material, divida os alunos em grupos, e peça para cada equipe, após uma breve leitura, compartilhar com a sala sobre sua personagem.
2. Que tal fazer um caça-palavras com os alunos do ensino fundamental? Você pode usar o nome dos doutores da igreja, suas atribuições e outras palavras que complementam a fixação do ensino sobre a Idade Medieval.

Postagem de Glaucia Dias (glaudiaz@hotmail.com)

Referência Bibliográfica:
SCIENTIFIC AMERICAN HISTÓRIA. A ciência na Idade Média. São Paulo: Duetto, [s.d], n.1, p.60.


Nenhum comentário:

Postar um comentário