domingo, 2 de novembro de 2014

Dicas para os professores: A Literatura como estratégia para o Ensino de História

        Cada vez mais tem sido incentivado o uso da interdisciplinaridade no meio escolar. Quando se trata da disciplina "História" tal estratégia pedagógica pode e deve ser usada por vários motivos. Primeiramente, a História pode muito bem ser relacionada com qualquer outra matéria, afinal, tudo tem uma história. Em segundo lugar, a interdisciplinaridade é uma ótima opção para despertar a curiosidade dos alunos em relação aos assuntos abordados, pois o entrosamento entre diferentes disciplinas pode ser algo totalmente inovador. Em terceiro, a mistura de disciplinas pode, também, incentivar a construção do senso crítico do aluno.
Assim sendo, quando a História junta-se com a Literatura tal parceria traz excelentes resultados. Há o incentivo pela procura de novas abordagens para ambas as disciplinas, pela leitura, pela comparação entre fantasia e realidade etc. A  saída da "zona de conforto" histórica ou literária, se bem pensada e administrada, irá encantar e mostrar novos caminhos para os alunos.
        Pensando nessa promissora associação entre História e Literatura, elaboramos algumas dicas que os professores podem usar para facilitar e extrair o máximo de bons resultados dessa parceria:

1) Use as obras literárias como documentos históricos: Para tornar a aula de História mais interessante e para fazer a aproximação entre o aluno do presente e os fatos do passado, uma boa dica consiste na utilização de documentos históricos. Dessa forma, um texto literário também pode ser um meio a partir do qual o professor contextualizará o assunto a ser dado. Por exemplo, trechos da série "O tempo e o vento", de Érico Veríssimo, podem ser usados para contextualizar a Revolução Farroupilha (1835).

2) Utilize a ficção ao seu favor: muitas vezes, a Literatura é vista como sendo um material que não pode ser usado na construção do conhecimento histórico justamente porque a primeira trata de ficção, ou seja, de eventos baseados na imaginação, enquanto a segunda trabalha com ações que realmente ocorreram. No entanto, os romances históricos, que podem até ter a sua pitada de "invenção", são baseados nos fatos que realmente ocorreram. Assim, seria muito interessante se o professor pudesse mediar a relação que o aluno pode fazer entre a ficção e a realidade. Procurar esclarecer junto com os estudantes o que é verídico e o que é imaginação do autor pode ser muito divertido e prazeroso.

3) Apresente a obra literária antes do conteúdo histórico: nesse caso, a Literatura pode ser usada como uma introdução ao conteúdo histórico em si. Assim, primeiro, familiarize os alunos com a obra através de trechos (pode ser alguns parágrafos ou um capítulo) que abordem o assunto que será estudado no futuro. Se necessário, faça uso do dicionário para facilitar a compreensão do discente em relação às palavras que ele desconhece.

4) Apresente não só a obra, mas também o seu autor: Além de mostrar para os alunos a importância da obra literária escolhida, o que é essencial, deve-se contextualizá-la historicamente, assim como o seu próprio autor. Procure pesquisar uma breve biografia do mesmo e sobre o contexto no qual ele vivia. Nesse momento, a interdisciplinaridade da parceria História e Literatura pode ficar ainda mais evidente se os professores das duas disciplinas trabalharem juntos. Por exemplo, o professor de História pode solicitar ao professor de Literatura que trabalhe o mesmo autor em suas aulas, se for conveniente.

5) Organize a leitura da obra e o roteiro de análise da mesma: depois de escolhida, abordada e contextualizada, sugere-se que os trechos da obra literária sejam lidos, se possível, em grupo. Depois, leve os alunos a analisar o que foi lido. Faça questões que atinjam tanto a crítica externa (Exemplos: "Quem é o seu autor?", "Em que ano a obra foi escrita?", O autor realmente viveu durante o período histórico abordado na obra?" etc.) quanto a crítica interna (Exemplos: "Que contexto histórico é abordado pela obra?", "Qual o principal assunto abordado pela mesma?", "O que mais chamou a sua atenção nela?" etc.). 

  Tendo seguido essas dicas, o professor estará pronto para abordar o conteúdo histórico em si, após ter feito uma introdução bastante diferente e que certamente tem muitos recursos para chamar a atenção dos estudantes. Para finalizar o trabalho, o docente pode ainda fazer seus alunos compararem o que leram na obra literária com o que está escrito no livro didático. Tal exercício incentivará a capacidade de crítica e raciocínio dos alunos que estarão colocando em prática aquilo que aprenderam tanto em Literatura quanto em História.

Postagem de Suzana Sabino (suzana_sabino@hotmail.com)

Referência bibliográfica:
CARVALHO, Leandro. Literatura no ensino de História. Disponível em: 
< http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/literatura-no-ensino-historia.htm>. Acesso em: 02 nov. 2014.

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