sábado, 6 de dezembro de 2014

Filme na sala de aula: " A Guerra Do Fogo"




para assistir ao filme clique AQUI 

              O filme A Guerra Do Fogo é uma película de referência em se tratando da pré-história. Elogiado não só pela critica cinematográfica, mas por especialistas nas mais diversas áreas, desde a história até a linguagem, a trama gira em torno do fogo, que na época era um elemento essencial à vida. O grupo ULAM era um povo nômade, caçador/coletor que venerava a natureza e em especial o fogo. Como até então esse grupo não dominava esse elemento, o máximo que podia fazer era preservá-lo da melhor forma possível. Mas em um conflito com outro grupo, WAGABU, perde a chama. Sem proteção contra os animais e o clima, os ULAM decidem enviar alguns membros em busca da chama.
  A partir da busca pela chama terão contato e nos apresentarão uma grande parcela das eras pré-históricas. É importante relativizar o mix de temporalidades retratadas na produção. Vemos diferentes grupos de  Homo Erectus,  Homo Neanderthalensis,  Homo Heidelbergensis, e  Homo Sapiens convivendo num mesmo recorte temporal; o que é muito pouco provável. Teremos contato com a fauna (tigre dente de sabre, mamutes) a evolução da linguagem, das técnicas de moradia, da linguagem, produção de ferramentas... E é ate perceptível um afloramento das emoções e sentimentos.

A classificação indicativa do filme é 10 anos, mas é aconselhável que se trabalhe este filme a partir do 8º ano. Existem algumas cenas que o professor pode achar inapropriadas e que podem ser cortadas.
Proposta de atividade: 1) Uma boa forma de fixar o conhecimento é realizando um exercício reflexivo, pedindo para os alunos desenharem ou escreverem a importância do fogo, das ferramentas, das casas, da linguagem nos dias de hoje e quais as consequências se estes elementos nos faltassem. Além disso, é visível a evolução que se segue nos vários grupos mostrados no filme. Assim, peça ao seu aluno para dizer sua opinião a respeito da evolução na sociedade e falar possíveis avanços da humanidade.
2) Para um estudo sobre a linguagem, é interessante o uso de dinâmicas como a mímica.  Passo a Passo: Proponha para a turma que façam um jogo de mímica. Em seguida, estabeleça para cada grupo um tipo de linguagem diferente (linguagem apenas com as mãos, linguagem de sons apenas com pronúncia de vogais, etc). Então, faça a distribuição das palavras para que os grupos possam representá-las de acordo com seu tipo de linguagem. Um pouco de competitividade também é bem-vinda, podendo-se atribuir um quadro de pontos para o jogo.
Objetivos:   - Fomentar a reflexão a respeito do progresso da humanidade.
                     - acentuar a importância da linguagem e sua relação com a evolução humana.
                  - Incentivar o aluno a fazer uma análise crítica dos elementos que constituem o seu cotidiano, e daqueles que ao longo do tempo foram se constituindo como essenciais à sua sobrevivência.

Espero ter ajudado. Desejo a todos uma boa aula.

Fontes: http://oaluadorig.blogspot.com.br/2013/10/resenha-critica-do-filme.html
            http://resenhaguerradofogo.blogspot.com.br/
            http://www.brasilvideolocadora.com.br/verFilme.php?filme=10996

Postagem de Emidio José Avelino de Medeiros
(emidio.medeiros@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário