quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A contribuição da norte-rio-grandense Nísia Floresta para a conquista do voto feminino no Brasil

“Por que [os homens] se interessam em nos separar das ciências a que temos tanto direito como eles, senão pelo temor de que partilhemos com eles, ou mesmo os excedamos na administração dos cargos públicos, que quase sempre tão vergonhosamente desempenham?”, Nísia Floresta


A conquista do direito ao voto feminino no final dos anos 1920 teve grande destaque na sociedade e nos jornais do estado, graças à luta da norte-rio-grandense Nísia Floresta, tendo grande repercussão no país. Não satisfeitas apenas em votar, as mulheres lutaram também pelo direito de serem votadas. E mais uma vez o RN foi pioneiro no Brasil com a eleição da prefeita de Lajes, Júlia Soriano, conhecida em todo país.

Dionísia Gonçalves Pinto nasceu em Papari (hoje Nísia Floresta), era escritora e estreou como articulista em 1831; abolicionista, republicana, feminista e poeta, viveu quase três décadas na Europa, comunicando-se de perto com os intelectuais da época; educadora, fundou os colégios “Brasil” e “Augusta”, no Rio de Janeiro; tida como uma das mulheres mais importantes da história do RN, sob o pseudônimo Nísia Floresta Brasileira Augusta.

A escolha de seu pseudônimo revela sua personalidade excêntrica: Floresta, referindo-se ao sítio onde nasceu; Brasileira, referindo-se à necessidade da afirmação de seu nacionalismo; e Augusta, em homenagem a seu companheiro (Manuel Augusto). Para Gilberto Freyre, Nísia Floresta era “uma exceção escandalosa” ao comportamento característico das mulheres de seu tempo: “Verdadeira machona entre as sinhasinhas dengosas do meado do século XIX. No meio dos homens a dominarem sozinhos todas as atividades extra domésticas, as próprias baronesas e viscondessas mal sabendo escrever, as senhoras mais finas soletrando apenas livros devotos e novelas […], causa pasmo ver uma figura de Nísia”.

O pensamento de Nísia foi fortemente influenciado pelo filósofo Augusto Comte, pai do positivismo, com quem conviveu durante suas viagens à Europa. O pensamento positivista entendia as mulheres como importantes figuras sociais, dotadas de uma “identidade positiva” fundamental para o crescimento das sociedades.


Sugestão de atividades: (5º  ao 9º ano)

1ª etapa

Faça uma explanação sobre a trajetória para a conquista do voto feminino no Brasil, dando ênfase a história de Nísia Floresta. Comente que Dilma Rousseff é a primeira mulher a ser eleita presidente da república na história do Brasil. Pergunte aos alunos se conhecem o nome de outras mulheres que desempenham funções políticas (ministras, senadoras, governadoras, deputadas, prefeitas ou vereadoras) em nosso país. Se possível, cite o nome de algumas mulheres que ocupam cargos políticos na cidade ou no estado.

Explique aos alunos que a atual participação política da mulher no Brasil foi resultado de muita luta e manifestações. Para auxiliar sua explicações e seu comentários leia do texto do professor José Eustáquio sobre os 80 anos do direito de voto feminino no Brasil. (Disponível em: http://www.enfpt.org.br/node/413).

2ª etapa

Proponha aos alunos a produção de um texto coletivo no caderno sobre a trajetória da participação política da mulher no Brasil, desde as primeiras manifestações no final do século XIX até a crescente participação feminina nas últimas eleições.

Objetivos específicos:
- Conhecer a trajetória e participação política da mulher no Rio Grande do Norte e no Brasil.
- Compreender que o direito do voto feminino no Brasil foi uma conquista das manifestações das mulheres brasileiras.

Materiais de apoio:
- Computador com acesso à internet.
- Projetor multimídia (opcional).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PINHEIRO, Carlos Sizenando Rossiter. PINHEIRO, Fred Sizenando Rossiter. DOS BONDES AO HIPPIE DRIVE-IN: Fragmentos do cotidiano da cidade do Natal. Natal: Associação Brasileira das Editoras Universitárias, 2009. pg. 27-29.

FLORESTA, Nísia. Direitos das mulheres e injustiça dos homens. São Paulo: Editora Cortez, 1989.



Postagem de Thaís Maranhão (thaís.fly74@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário