Possibilidades de
trabalho com a história local
- O trabalho com a história local pode produzir a
inserção do aluno na comunidade da qual faz parte, criar a historicidade e a
identidade dele.
- O estudo com a história local ajuda a gerar
atitudes investigativas criadas com base no cotidiano do aluno, além de ajudá-lo
a refletir acerca do sentido da realidade social.
- Como estratégia pedagógica, as atividades com a
história local ajudam o aluno na análise dos diferentes níveis de realidade: econômico,
político, social e cultural.
- O trabalho com espaços menores facilita o
estabelecimento de continuidades e diferenças com as evidências de mudanças,
conflitos e permanências.
- O trabalho com a história local pode ser instrumento
idôneo para a construção de uma história mais plural, menos homogênea, que não ignore a multiplicidade dos elementos que constituem a História.
Sugestões para o
trabalho com a história local
No âmbito da História Local sugerimos o trabalho com edifícios históricos, monumentos e/ou estatuária e com a toponímia.
Segue abaixo algumas indicações.
Edifícios históricos
– No trabalho com os edifícios históricos deve levar em atenção o nome, localização, data de construção, bem como o nome das pessoas e/ou empresas
envolvidas na construção, as causas da construção, função do edifício e estilo. Deve atentar a uma descrição de detalhes relativos à construção, como vitrais, inscrições e
ornamentos e à relação do edifício com a história local, nacional e universal.
Monumentos e/ou
estatuária - No âmbito do trabalho com monumentos e estatuária, deve atentar nos personagens ou fatos representados no monumento, bem como no tipo de
monumento, não descurando as características materiais simbólicas, localização, data, nome do criador e as razões da construção. Além disso, estabeleça a relação
do edifício com a história local, nacional e universal.
Toponímia – Faça um inventário e classificação dos topônimos, como os relativos ao cotidiano da
cidade, figuras ou personagens da vida da cidade ou da história em geral,
relacionados a acontecimentos relevantes ou atividades locais. Pesquise sobre a
evolução dos topônimos (como eram no passado e como são no presente).
Postagem de Thaís Maranhão (thais.fly74@yahoo.com.br)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário