terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Filme na Sala de Aula: "Pearl Harbor"



Para Assistir ao Filme Clique Aqui.

   O filme Pearl Harbor pretende retratar a campanha Estadunidense na segunda grande guerra, contra os japoneses. Os EUA já participavam da guerra apoiando indiretamente os países aliados, enquanto que as fabricas e corporações norte americanas lucravam comerciando tanto com aliados, como com países de eixo. Alem disso, já é sabido que os norte americanos se preparavam militarmente para intervir na segunda guerra. Em defesa de seus interesses imperialistas, e em antecipação a qualquer movimentação Estadunidense, o japão realizou um ataque surpresa a base naval de Pearl Harbor.
   Podemos dizer que este é um tipico filme feito pra quebrar recordes de bilheteria, e para isso ele incorpora desde romances dramáticos, e triângulos amorosos, ate efeitos visuais de ponta. Entretanto é visível a incoerência da produção. Como representação vemos um filme repleto do que se chama de americocentrismo. onde "os maus" japoneses são sempre retratados de forma esdruxula e inferior, enquanto "os Bons" Estadunidenses ficam com sua posição romantizada de vitima. Outra prova desta visão norte americana dos acontecimentos é que o filme Pearl Harbor não acaba em Pearl Harbor, mas sim no Japão sofrendo sua retaliação.

 O filme tem classificação indicativa de 12 anos, portanto, pode-se trabalhar com ele a partir do 7º ou 8º ano.
   
Feitas as ressalvas pelas incoerências, próprias e comuns, da cinematografia. A obra Pearl Harbor pode ser um apoio em se tratando de segunda guerra. E se constitui como uma ótima ferramenta para levar os alunos ao exercício da historia. Ate mesmo a discussão e desconstrução de alguns valores e ideais levantados no filme se torna frutífero.

propostas de atividade: 1) Um dos ramos da historia é conhecido como historia contra-factual. estimule seus alunos no "e se..." questione o que teria acontecido se não ocorre-se o ataque Japones, ou o que aconteceria se não houvesse uma retaliação avassaladora dos EUA com as Bombas Atomicas, ou ate mesmo o que poderia ter acontecido caso não houvesse guerra. enfim...deixe que seus alunos exercitem sua criatividade e participem de uma construção imaginaria.
Objetivo: levar os alunos a perceberem as relações de causa e consequência na historia. e ao entendimento de que tudo no tempo é construído, e pode ser visto de um angulo diferente.
2) Proponha uma atividade, em forma de um pequeno texto, em que os alunos mostrem como, e porque o ataque Japonês a Pearl Harbor se constitui como um fato histórico?
objetivos: fixar a aprendizagem sobre os fatos históricos. obs.: será necessário que o aluno já tenha contato com pelo menos uma definição do que seria um fato histórico.


Espero ter ajudado. Boa sorte, e uma ótima aula!

FONTES: 
http://www.infoescola.com/segunda-guerra/aliados/
http://criticadearte.blogspot.com.br/2005/05/pearl-harbor.html
http://omelete.uol.com.br/cinema/ri-melhor-quem-atira-a-ultima-bomba/#.VLVCN_ldV1Z

Postagem de Emidio José Avelino de Medeiros
(emidio.medeiros@hotmail.com)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário